terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Como manter o brilho das jóias?




O primeiro passo é esquecer aquela imagem de um porta-jóias repleto de peças, umas sobre as outras. 

Elas devem ser acondicionadas uma a uma, ou em caixas adequadas para jóias, ou então em saquinhos de plástico bem fechados, evitando a entrada de ar, conservando assim o brilho das jóias.
Com as jóias de prata pode acontecer uma mudança de cor com o decorrer do tempo. Este fenômeno é chamado de oxidação (escurecimento da jóia). É apenas uma camada externa e não afeta a sua qualidade, podendo ocorrer até mesmo com jóias que ficam nas vitrines, sem nunca terem sido usadas. Isso ocorre porque durante o processo de produção a prata recebe outros componentes que chamamos de liga na qual é utilizada para dar solidez à prata.
Evite contato com produtos químicos como, perfumes, cosméticos, cloro de piscina e produtos de limpeza.



Por que a prata escurece? Contato com outros produtos?


Por que a prata escurece?



A prata é particularmente sensível ao enxofre e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico como a água sanitária (contém cloro), polvilhos anti-sépticos (contêm enxofre), as colas brancas (contêm enxofre), a água oxigenada cremosa (contém enxofre).
Alguns alimentos como ovos, cebola e maionese podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex e o contacto com combustíveis fósseis também podem ocasionar o escurecimento da prata.
Para aumentar a durabilidade do brilho da prata, portanto, evite usar suas jóias de prata enquanto manusear esses produtos e alimentos.

Evite, também, guardá-las em caixas ou sacos colados com cola branca.
O maior responsável pelo escurecimento da prata, no entanto, é a poluição atmosférica especialmente nos locais de intenso tráfego de veículos. Os gases do escapamento contêm grande quantidade de enxofre.





Contato com outros produtos?



- Jóias em prata ou folheadas à prata sofrem oxidação naturalmente, portanto aconselhamos que sejam guardadas em local seco e ao abrigo da luz para que se prolongue por mais tempo sua cor natural.
- Sua limpeza deve ser feita com produtos específicos para prata, de sua preferência.
- O contato de sua bijuteria com substâncias químicas produz alterações e deteriorações.
Por isso, recomenda-se às pessoas que trabalham em hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios, salões de beleza, etc., ter cuidado com mercúrio, iodo, soda cáustica, líquidos tinturados e outros. 

Evite o contato das peças com cremes, pomadas, medicamentos e, principalmente perfumes.