terça-feira, 30 de março de 2010

Semi Joias em Aço Inox

As semi jóias de aço inox conquistaram o mercado e hoje já chegam até a vender mais em alguns mercados do Brasil do que as tradicionais peças folheadas a ouro. Mas aqui é importante verificar também a qualidade do que você está comprando porque o aço das jóias pode ter diferentes ligas que afetam, sobretudo, a durabilidade da peça.

O que acontece é que o aço inox é feito de uma mistura e que esta mistura é, tecnicamente falando, chamada de liga. Ferro, cromo, níquel e molibdênio são misturados em diferentes proporções para a configuração de diferentes ligas com diferentes propriedades físico-químicas e que resultam, de um modo, geral, em uma alta resistência à oxidação que, mais tarde, é utilizada, então, para se fazer as tais jóias em aço.

Mas quem garante mesmo esta alta capacidade de resistência à oxidação – e vem daí o o termo “inox”, de inoxidável – é o cromo que, em contato com o oxigênio presente no ar, forma uma película impermeável que protege a superfície do aço contra corrosão. Esta propriedade do material – muito útili à confeção de jóias em aço — foi descoberta por um ex-operário inglês que desde os 12 anos trabalhava duro numa fábrica de aço no norte da Inglaterra.

Harry Brearley começou a estudar uma liga metálica que desse conta de resistir melhor ao desgaste dos canos das armas, ou seja, à erosão, em 1912.  O pesquisador não obteve sucesso em sua busca, mas notou em seus testes que uma das ligas avaliadas era resistente à corrosão e que aquilo teria larga utilidade no dia a dia das pessoas.Quer dizer, naquela altura, ninguém imagina sua aplicação nas jóias de aço, mas sim na fabricação de talheres.

Hoje o aço inox está fortemente presente em nosso cotidiano, especialmente em nossas cozinhas. Ele também é muito usado em carros e pode entrar na composição de móveis e até mesmo na construção de certos edifícios. Além disso, o aço inox conquistou de uma vez por todas o universo da moda. As jóias em aço chamam a atenção por seu brilho constante, seu ar de modernidade e suas propriedades estéticas.

Uma distinção importante a ser feita, no entanto, é entre o aço inox simples, que em joalheria é representado em geral pela liga 304, e o aço cirúrgico.

A liga 316 é considerada a liga cirúrgica, ou seja, este aço tem uma composição adequada para uso em implantes e tem como característica marcante o fato de poder ser utilizado até por quem sofre de alergia assim como em peças feitas para piercings. Sua superfície altamente polida é ideal, porque evita o acúmulo de sujeira. E os cuidados para manter sua jóia em aço em bom estado são simples: lave-a com sabão ou detergente suave ou mesmo neutro. Use uma esponja de nylon fino para dar um trato e depois enxague com bastante água, secando bem a peça com um pano macio.

sexta-feira, 26 de março de 2010

A escolha certa da jóia ou bijuteria: anel e mãos


Mãos enrugadas
Boa opção: 
os anéis largos com gemas grandes.
Deixe de lado: os finos e justos com pedras pequenas.

Mãos largas
Boa opção:
 os anéis largos, angulares e simétricos.
Deixe de lado: os finos e assimétricos.

Mãos curtas
Boa opção:
 os anéis verticais e levemente suspensos.
Deixe de lado: os grossos e horizontais que cobrem as articulações.

Mãos finas e alongadas
Boa opção: 
os anéis grossos e horizontais, grandes e chatos.
Deixe de lado: os finos e verticais.


sexta-feira, 19 de março de 2010

A escolha certa da jóia ou bijuteria: Brincos

Um par de brincos é um acessório indispensável para a mulher. O modelo certo confere acabamento perfeito ao traje. O segredo é escolher aquele que favoreça rosto, pescoço, orelhas e corte de cabelos. Veja o que combina com cada formato de rosto e os efeitos que os modelos proporcionam.
 

Fonte: http://www.gustavosarti.com.br/

Os brincos

  • Do tipo botão: enfatizam nariz e queixo proeminentes.
  • Dourados: ficam bem em todo tipo de pele.
  • Prateados foscos: só brilham nas castanhas, morenas e negras. 
  • Longos: alongam visualmente o rosto (desfavorecem quem tem rosto comprido) e podem ser usados com vários tipos de golas e decotes ("V", redondo, "U", tomara-que-caia, ombro-a-ombro, colarinhos de camisas e golas de paletó). 
  • Em pérolas, em ouro ou brilhante: são adequados a qualquer produção, da esportiva à social.
  • De argolas: combinam com todos os formatos de rosto, porém são muito esportivos para serem usados com roupa social, exceto quando forrados de brilhos ou diamantes!
Rosto Triangular
Para dar equilíbrio a esse tipo de rosto, é recomendado um brinco que a parte de cima não tenha volume, com um pingente na parte de baixo. E atenção! Ao dar ênfase a região lateral do rosto, a tendência é que o nariz diminua. Também são indicados brincos pequenos, circulares e largos. Evite modelos angulares e pontudos.


Rosto redondo
Precisa ser alongado, por isso são recomendados brincos com linhas mais retas e sempre verticais, pois para obter o equilíbrio é preciso alongar as laterais. 
Indicados brincos grandes, longos, em formato de pingente, angulares, soltos, assimétricos e quadrados. Evite argolas muito grandes e modelos volumosos.

Rosto quadrado
Esse formato de rosto já tem um equilíbrio natural em seu formato, mas é recomendado evitar os brincos grandes horizontalmente. Indicados brincos largos, longos e geométricos. Evite os redondos, pequenos e triangulares.

Rosto oval
Para quem tem esse formato de rosto obter equilíbrio significa ganhar volume, pois o rosto já é estreito. Quem tem o rosto oval pode abusar nos tamanhos e volumes.  Mas atenção! Brincos finos e longos não são recomendados, pois o formato do rosto já é alongado.
Aposte em brincos redondos, ovais e largos. Evite os estreitos com elementos pendurados

Rosto miúdo
Esse formato de rosto deve ser ampliado com o brinco. Como não tem volume, deve-se conseguir isso com acessórios grandes. Prefira os brincos volumosos, que ampliam o rosto, e argolas grossas. Evite os pequenos e compridos.

Rosto graúdo
Quando olhado de frente não necessita de volume, mas ao olhá-lo de perfil é permitido volume, inclusive para ficar harmônico. Por isso são recomendados brincos com mais volume lateral, o que é o caso das argolas largas. Prefira os brincos longos, como os pingentes, as argolas e os de formato oval. Evite os pequenos e com formatos geométricos.

Rosto envelhecido com rugas
Para mulheres mais maduras a dica é: nunca saia de casa sem brincos, pois o brilho do acessório compensa a falta do mesmo pelo envelhecimento da pele.
Use brincos pequenos, em tom dourado, com brilho que atraia o olhar para este ponto de luz de seu rosto.

Rosto Comprido
Brincos em formato botão e chuveiro, que dêem volume ao rosto.  Evite os  pingentes e longos.

Para quem usa óculos
A dica é não tentar combinar a cor do brinco com a cor dos óculos, brincos menores e mais discretos são mais elegantes.
Indicados brincos pequenos, em metal ou ouro, que combinem com a roupa, e não com os óculos. Evite modelos grandes e confeccionados com material similar ao da armação.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Conheça um pouco sobre jóias

Quais são os tipos de ouro? 
K (quilate): 
peso equivalente a 200 mg. 
24 k: é ouro puro. 
14 k: formado de 58,3% de ouro puro misturado a outro metal. 
18 k: possui 75% de ouro misturado a outro metal.
10 k: constituído de 41, 6% de ouro. É a quantidade mínima para que a peça seja vendida como de ouro. Muito usado para folhear finas camadas de ouro sobre outro metal. 
Menor que 10 k: conhecido como vermeil.
Por que o ouro pode ter diferentes cores? 
Amarelo: é o ouro mais popular, em sua liga há cobre e prata.
Rosa: é feito a partir de uma liga que leva cobre. 
Verde: é constituído de mistura de prata, cobre e zinco.
Branco: é formado de uma liga de cobre e níquel ou paládio e zinco.
O que é lapidação?
É o processo de corte da pedra encontrada na natureza para tentar aproveitar o máximo de se estado bruto e ao mesmo tempo, dando a ela vida e brilho com proporção, simetria e criatividade. 
O brilhante é o nome dado ao diamante lapidado e da lapidação que leva 57 facetas.
Quais são os quesitos para classificar uma pedra como preciosa?
As pedras preciosas reúnem três requisitos: beleza, raridade e dureza (resistência que o mineral oferece ao esforço exercido à sua superfície com o objetivo de riscar ou lapidá-lo). As semipreciosas são mais moles.
Qual o truque para diferenciar uma pedra verdadeira da sintética? 
Segure a pedra. As verdadeiras são mais geladas do que as falsas. As pedras verdadeiras tingidas não podem ser identificadas por esse método. As pedras de tonalidade natural têm mais valor.
Como ter certeza de que você está comprando uma pedra preciosa verdadeira?
  • Saiba sempre a origem da pedra.
  • Adquira sempre de um joalheiro ou loja especializada de confiança.
  • Peça um certificado de garantia.
Como manter a beleza da pedra preciosa por mais tempo?
Na hora da compra, informe-se sobre qual o melhor lugar para guardar as pedras. As hematitas, por exemplo, enferrujam com o calor. As opalas devem ser guardadas em algodão embebido em água para não ressecarem.


Fonte: http://www.gustavosarti.com.br/
Lembramos que nossas peças são folheadas e não são jóias. São Semi Joias: http://www.paraisodasjoias.com/