terça-feira, 30 de março de 2010

Semi Joias em Aço Inox

As semi jóias de aço inox conquistaram o mercado e hoje já chegam até a vender mais em alguns mercados do Brasil do que as tradicionais peças folheadas a ouro. Mas aqui é importante verificar também a qualidade do que você está comprando porque o aço das jóias pode ter diferentes ligas que afetam, sobretudo, a durabilidade da peça.

O que acontece é que o aço inox é feito de uma mistura e que esta mistura é, tecnicamente falando, chamada de liga. Ferro, cromo, níquel e molibdênio são misturados em diferentes proporções para a configuração de diferentes ligas com diferentes propriedades físico-químicas e que resultam, de um modo, geral, em uma alta resistência à oxidação que, mais tarde, é utilizada, então, para se fazer as tais jóias em aço.

Mas quem garante mesmo esta alta capacidade de resistência à oxidação – e vem daí o o termo “inox”, de inoxidável – é o cromo que, em contato com o oxigênio presente no ar, forma uma película impermeável que protege a superfície do aço contra corrosão. Esta propriedade do material – muito útili à confeção de jóias em aço — foi descoberta por um ex-operário inglês que desde os 12 anos trabalhava duro numa fábrica de aço no norte da Inglaterra.

Harry Brearley começou a estudar uma liga metálica que desse conta de resistir melhor ao desgaste dos canos das armas, ou seja, à erosão, em 1912.  O pesquisador não obteve sucesso em sua busca, mas notou em seus testes que uma das ligas avaliadas era resistente à corrosão e que aquilo teria larga utilidade no dia a dia das pessoas.Quer dizer, naquela altura, ninguém imagina sua aplicação nas jóias de aço, mas sim na fabricação de talheres.

Hoje o aço inox está fortemente presente em nosso cotidiano, especialmente em nossas cozinhas. Ele também é muito usado em carros e pode entrar na composição de móveis e até mesmo na construção de certos edifícios. Além disso, o aço inox conquistou de uma vez por todas o universo da moda. As jóias em aço chamam a atenção por seu brilho constante, seu ar de modernidade e suas propriedades estéticas.

Uma distinção importante a ser feita, no entanto, é entre o aço inox simples, que em joalheria é representado em geral pela liga 304, e o aço cirúrgico.

A liga 316 é considerada a liga cirúrgica, ou seja, este aço tem uma composição adequada para uso em implantes e tem como característica marcante o fato de poder ser utilizado até por quem sofre de alergia assim como em peças feitas para piercings. Sua superfície altamente polida é ideal, porque evita o acúmulo de sujeira. E os cuidados para manter sua jóia em aço em bom estado são simples: lave-a com sabão ou detergente suave ou mesmo neutro. Use uma esponja de nylon fino para dar um trato e depois enxague com bastante água, secando bem a peça com um pano macio.

Nenhum comentário: